16 junho, 2014

As complicações que surgiram durante a minha recuperação

(à direita tens os titulos todos discutidos neste blogue. Vê se algum te interessa e passa os olhos porque é possível que consigas aprender mais alguma coisa para te preparares para a tua cirurgia)

A minha recuperação foi marcada por algumas complicações mas segundo o que li eu sou a excepção não a regra. A mamoplastia de redução, ou redução mamária tende a ser uma cirurgia que corre sem problemas e a recuperação tende a ser rápida. Não quero que se assustem com o meu caso, acreditem que voltava a fazer tudo novamente, mas acho por bem partilhar pois se algumas de vocês vierem a passar por algo semelhante pelo menos poderão ter uma ideia do que poderá ser.

SEROMA
 Um seroma é parecido com uma bolha de acumulação de liquido claro/amarelado que pode ocorrer após cirurgias. Eu tive seromas em 4 lugares distintos. Inicialmente tive um em cada cicatriz lateral e mais tarde um em cada cicatriz entre o peito.
Os seromas têm um aspecto estranho e é possível que vocês se assustem se tiverem um mas o importante é manter a calma e marcar uma consulta. Este pode doer um bocadinho ao toque mas nada de especial (no meu caso)
O vosso cirurgião pode recomendar esperar ou rebentar o seroma. Rebentar o seroma deve ser feito pelo médico e não em casa por vocês. No caso de ser rebentado a dor vai aumentar um bocadinho ao toque mas a recuperação é mais rápida e mais cómoda.
O seroma poderá resultar da tentativa do corpo excretar os pontos internos da vossa cicatriz.
Vocês vão ter  pelo menos dois tipos de pontos, os externos que são retirados à mão e, os internos que o corpo deverá conseguir dissolver por ele.





 Infelizmente não encontrei uma foto na net com seromas parecidos com o meu. Esta tem má qualidade mas a aparência dos meus foi esta.
Este é nas cicatrizes entre as mamas.

COMPLICAÇÃO NÃO IDENTIFICADA
Existem diversas complicações que podem ocorrer depois de qualquer cirurgia, neste caso estamos a falar da mamoplastia de redução ou redução mamária. 
Podemos falar em infecções, seromas, necrose, etc etc no entanto eu tive uma complicação que o Dr. Pedro Garcia não conseguiu identificar. Teve também a opinião de outros dois médicos que também nunca tinham visto nada assim por isso vou descrever o problema. Se alguém tiver algo semelhante pode ser que ajude.

Eu perdi uma quantidade enorme de uma espécie de pus amarelado acastanhado. Quando digo uma quantidade enorme é vocês fazerem pressão no mamilo e esse "pus" sair 10 cm abaixo de forma continua e de uma abertura de 4cm. À svezes repassava o penso e sujava o sutien.
A minha mama esquerda por dentro estava cheio deste liquido e abriu dois buracos na cicatriz (não são dolorosos, não entrem em pânico).
Este "pus" não tinha cheiro o que põe em dúvida se era ou não uma infecção mas ainda assim fiz antibiótico sem melhoras.

Pensou-se que poderia ser talvez uma reacção alérgica aos pontos internos pois por vezes partes desses pontos no liquido e esta foi a parte mais dificil para mim. Todas as consultas o Dr. Pedro Garcia ia buscar a pinça e tentava ver pela abertura da cicatriz se haviam pontos internos e se os podia puxar. Isto foi uma tortura, confesso. Chorei, gemi e torci-me em várias ocasiões diferentes.

Fizeram-me lavagens à mama.
Isto implica meter uma seringa com sorofisiológico pela abertura da mama (sem agulha, não doi), meter o soro no peito e massajar para voltar a sair e, com ele, o "pus".

Fiz uma ecografia para excluir a hipotese de terem ficado drenos dentro do peito, mas esta mostrava apenas esse liquido, algumas partes magoadas (normais) e tecido saudável.

Falou-se também na possibilidade de ser uma lipólise pois em alguns momentos o liquido era amarelado quase transparente. Isto significa que alguma gordura da minha mama estava destruída e estava a ser excretada em forma de liquido.

A necrose ou esteatonecrose era também uma hipotese pois parte do tecido adiposo (gordura) da mama podia ter morrido por falta de fluxo sanguíneo. Eu tinha essa lipólise e por vezes alguma gordura calcificada, ou seja, pela abertura saíam uns bocadinhos brancos sólidos.

O Dr. Pedro Garcia retirou uma parte desse liquido e enviou para laboratório de forma a analisar mas os resultados não indicaram culturas de bactérias.

Infelizmente nunca soube exactamente o que se passou com o meu peito esquerdo, o Dr. Pedro Garcia sentiu-se igual pois ele nunca tinha visto nada parecido em 20 anos de carreira e era importante ter percebido qual tinha sido o problema.
Tudo o que posso dizer é que por vezes desanimei muito, a recuperação da mama esquerda demorou meses em vez de semanas, tive dores horriveis durante as consultas e muito medo que o meu peito ficasse deformado. Foi também pesado para o meu marido pois tratar de mim naquele estado fazia com que ele ficasse indisposto.
Felizmente o liquido gradualmente foi diminuindo e os buracos fecharam sozinhos. As cicatrizes no local não ficaram muito bonitas mas ainda assim eu não me arrependo e faria tudo outra vez. Vale a pena.





























16 comentários:

  1. Olá! Estou com o mesmo problema que você teve! dia 10/01/2017 vai fazer dois meses de operada e ainda estou com a cicatriz como a da sua foto! Gostaria de falar com você!

    ResponderEliminar
  2. Olá Maiara.

    A tua cicatriz está assim à 2 meses? Já foste vista por um médico? O que é que ele diz?

    ResponderEliminar
  3. Oi boa tarde hoje esta completando 21 dias que operei desde domingo percebi que meu seio esquerdo estava muito inchado com uma mancha vermelha e dolorosa qdo foi hoje cedo comecou a sair muito muito liquido meio marrom na hora coloquei um copo velho por saia muito liquido.apos sair o liquido meu seio desinchou bastante.o ruim que vou ter retorno com o meu cirurgiao so segunda pois ele esta viajanto.passei por uma medica no posto ela me aconselhou a tomar cefalexina ainda esta vazando so que desminuiu muito o vazamento agora esta meio amarelado.estou super assutada...e com medo

    ResponderEliminar
  4. Oi boa tarde hoje esta completando 21 dias que operei desde domingo percebi que meu seio esquerdo estava muito inchado com uma mancha vermelha e dolorosa qdo foi hoje cedo comecou a sair muito muito liquido meio marrom na hora coloquei um copo velho por saia muito liquido.apos sair o liquido meu seio desinchou bastante.o ruim que vou ter retorno com o meu cirurgiao so segunda pois ele esta viajanto.passei por uma medica no posto ela me aconselhou a tomar cefalexina ainda esta vazando so que desminuiu muito o vazamento agora esta meio amarelado.estou super assutada...e com medo

    ResponderEliminar
  5. Boa noite
    Passa povidene no buraco que seca o líquido e tampa com fita micropoli
    Meu acabou assim com 2 dias de uso
    Toma ciprofloxacina 12x12 HS por 7 dias e Decadron 4mg 12x12 HS por 3 dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Simone,
      Felizmente isto já aconteceu à 4 anos, já não tenho qualquer tipo de problema

      Este blog serve apenas para partilhar a minha experiencia e ideias com outras mulheres que estejam a passar pelo mesmo

      Eliminar
  6. Oi Erica estou passando exatamente pelo mesmo problema, desesperada meu seio esvaziou quase que por completo, tive necrose gordurosa, faz 14 dias que refiz a cirurgia pois perdi volume maamrio e estou com medo de voltar, pois o seio direito comecou a drenar de novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie

      Compreendo que vc esteja com medo mas é importante vc ir no médico.
      Se vc está com o seio drenando este problema até pode passar sozinho, mas esse risco não deve ser corrido pois o inverso também pode acontecer. Assim é muito importante que vc nunca deixe de ser acompanhada.

      Tenta compreender o porquê disso estar acontecendo e o que pode ser feito para evitar nova cirurgia. Se o seu médico não estiver dando respostas não hesite em pedir uma segunda opinião noutro médico. O importante é vc e a sua recuperação!

      Você está com dores? Como é o liquido que drena?

      Eliminar
  7. O liquido a principio amarronzado mas esta em menos quantidade tem uma junta medica acompanhando meu caso, to bem chateada pq nao tenho mais vida, faz 4 meses que to nessa luta

    ResponderEliminar
  8. Olá meninas, meu nome é Cynthia fiz mamopexia redutora dia 19/12/17, e estou preocupada. Minha mama esquerda ao redor do mamilo iniciou com um líquido amarelo( cor de gema de ovo) depois o líquido vem aumentando mas com sangue ralo e meio marrom. Estou super nervosa e triste. Tomei antibiótico e anti inflamatório , dor moderada. Se alguém teve alguma experiência parecida e quiser compartilhar comigo agradeceria muito. Estou com medo de não fechar esses saídas de líquido. Quando fiz abnoplastia nada disso aconteceu, por isso meu desespero. Abraços e obrigada

    ResponderEliminar
  9. O meu tem 5 meses saindo secreção
    Não sei o que fazer😭

    ResponderEliminar