16 junho, 2014

Evolução geral e conselhos

(à direita tens os titulos todos discutidos neste blogue. Vê se algum te interessa e passa os olhos porque é possível que consigas aprender mais alguma coisa para te preparares para a tua cirurgia)

No dia em que cheguei a casa senti-me mal. Estava fraca e cheia de sono; sentia-me como se estivesse a ter um episódio de alteração de tensão arterial mas nada do que eu fazia corrigia isso. No dia seguinte tive algo parecido no entanto consegui associar que estes episódios surgiam se eu ficasse 3h sem comer, tornando-se assim fáceis de corrigir.

A perda de apetite é algo comum após uma cirurgia desta magnitude, no entanto a alimentação é crucial para recuperar forças e ajudar a cicatrização.
Procurem comer alimentos leves e não processados ainda que em doses muito pequenas. Na eventualidade de não se recordarem de comer (o estômago pode deixar de nos avisar desta necessidade uns tempos) coloquem um despertador de 3 em 3 horas.

Na primeira semana após o operatório experienciei o aumento de sensibilização de todo o peito, tendo tido repercussões ao nível dos braços e costas (arrepios ao toque). É normal.

Naturalmente, o processo de cicatrização envolve comichão; eu tive imensa, tanto nas cicatrizes como em toda a extensão onde havia adesivo e no elástico do soutien.

Possivelmente devido ao frio do bloco operatório, passei esta primeira semana a espirrar. Na eventualidade de passarem por algo semelhante (tosse ou espirros), não os contenham; respirem fundo e suportem o peito com uma almofada quando espirrarem, acomodando o impacto.

Durante esta semana apliquei gelo sobre os peitos (nunca sobre o mamilo e nunca directamente na pele), 10min por cada hora. Não é aconselhável permanecer muito tempo com o gelo sobre o peito.

Tive dores nas costas muito severas, pois além de estar a ser forçada a dormir de barriga para cima todas as noites, o meu corpo está a ter algumas dificuldades em se adaptar à nova postura e à ausência de peso. Elevei ligeiramente a cabeceira da cama, tendo isto aumentado significativamente a qualidade do meu sono.

Esta é uma cama “mecânica” mas este é o tipo de elevação a que me refiro. No meu caso foi uma elevação bem mais ligeira. Podem usar cobertores enrolados para elevarem o colchão até uma altura em que consigam dormir confortáveis. Recomendo muito que o façam para evitar dores nas costas e no corpo, faz um mundo de diferença.


No final da 1ª semana estava a usar um penso ligeiro; este permitia ver zonas quase pretas na minha pela; estas parecem ser “normais”.
 
 


Estas imagens são feias mas não se preocupem, é normal vocês terem o peito assim após a cirurgia.
O aspecto vai melhorar gradualmente.
 
Vocês devem prestar atenção ao aumento de dores, vermelhidão, formigueiros ou temperatura.







Durante esta semana tirei os pontos e pude começar a tomar banho mediante algumas precauções.

O penso foi retirado e substituído por um adesivo especial que eventualmente caiu. Contudo, como estava apreensiva de as cicatrizes estarem em contacto directo com o soutien (obviamente não esterilizado), comprei compressas para poder usar soltas entre os dois.
Durante esta semana deixei de tomar analgésicos.

A dor nas costas diminuiu, o que sugere que me estou a habituar à nova postura.

 


Continuo a ter muita comichão nas cicatrizes laterais, sobretudo devido aos adesivos/gazes. A pele em contacto com elástico em redor do soutien e sobre o peito facilmente irritam ao ser coçados.



Observei as minhas mamas pela primeira vez ao espelho. As cicatrizes estão vermelhas e pretas pois têm algumas crostas e sangue, além disso ainda tenho manchas negras no por baixo do peito negro.
Apesar de ainda ser cedo para dizer, a forma parece estar a começar a compor-se. As mamas têm uma forma bonita e o mamilo está mais pequeno e bem colocado; contudo, ainda é cedo para comprar soutiens novos pois a forma e tamanho ainda vão alterar, mantenham o sutien ortopédico.


Na sequência de uma pequena batida no peito esquerdo, desenvolveu-se um hematoma no meu peito esquerdo. Inicialmente fiquei com um círculo vermelho e quente que passou a ligeiramente mais escuro. O peito estava ligeiramente inchado e duro mas não foi preocupante.

Nas cicatrizes laterais (debaixo do braço esquerdo e direito) desenvolvi dois seromas; esta resposta deriva da tentativa de excreção de eventuais pontos que não tenham sido removidos.
Retomei a toma de analgésicos, no entanto agora tomo um com propriedades anti-inflamatórias.

A dor nas costas continua a diminuir.

Retirei as steri-strips e comecei a massajar delicadamente as cicatrizes com pomada bepanthen plus

Retirei pontos que até então estavam indetectáveis.


4ª semana pós-operatório
Comecei a passar pequenos períodos com penso / soutien aberto (10 min) para que as minhas incisões pudessem apanhar ar, acelerando assim o processo de cicatrização.

A partir desta semana vocês vão continuar a ter consultas de acompanhamento com o vosso médico, tal como cada vez mais vão poder passar tempo sem sutien.

Sem comentários:

Enviar um comentário