16 junho, 2014

Recobro, o que esperar ao acordar

(à direita tens os titulos todos discutidos neste blogue. Vê se algum te interessa e passa os olhos porque é possível que consigas aprender mais alguma coisa para te preparares para a tua cirurgia)


O recobro é um espaço onde várias pessoas que foram operadas recentemente são levadas. Aqui uma enfermeira e uma auxiliar monitorizaram mais cuidadosamente os pacientes até estes poderem ser transferidos para o quarto.

Não tomei consciência de acordar; gradualmente comecei a perceber que estava a tremer violentamente (como se tivesse a ter uma convulsão) tal como me recordo de ter pessoas à minha volta a tentarem acalmar-me pois estava a fazer muita pressão no peito.
Pesquisei muito sobre o que esperar quando acordamos da anestesia mas não encontrei nada deste tipo. Estes tremores não eram voluntários e magoavam-me; apesar de tentar acalmar o meu corpo este parecia não responder. Explicaram-me que o meu corpo estava a recuperar do frio do bloco operatório apesar de eu não sentir frio. Eventualmente os tremores violentos passaram mas tive alguns pequenos durante várias horas.
Normalmente fala-se de se sentirem enjoos e sono.

Durante o recobro tive uma crise de hipotensão (tensão arterial muito baixa) e durante a mesma senti-me muito mal. Chamem a enfermeira no caso de qualquer irregularidade; esta elevou-me os pés e monitorizou-me até a crise passar.

Senti muita sede, contudo, não é possível comer ou beber durante as primeiras horas. A garganta parecia colar e estar um pouco dorida (talvez devido à entubação durante a cirurgia).

 





Foi-me ainda dado um medicamento intravenoso para as dores e dois sacos com gelo para colocar no peito (não os coloquem sobre o mamilo para que este não queime com o frio e não os mantenham no mesmo sitio mais que 10 min).



Vocês vão ter drenos no peito (pelo menos um tubinho de cada mama por onde sai o fluido para um contentor).
Eu tinha um dreno em cada mama e, ao longo da noite ambos vazaram para o penso e para a cama. Foi assustador ver sangue na minha roupa e cama! No entanto esta não foi uma situação perigosa para mim, é importante que chamem a enfermeira no caso destas irregularidades pois os drenos podem ter caído ou algo estar mal colocado; esta assegurou-se que os drenos ainda estavam no sítio e reforçou-me o penso no lugar do vazamento, não necessitando de mais manutenção.  


Pessoalmente esta foi a noite mais difícil. Eu estava sem sono e não aguentava mais estar virada de barriga para cima; estava desconfortável e com dores nas costas. Apesar de ter uma cama que elevava, a enfermeira não me deixou subir a cama até ficar sentada.

Quando conseguia dormir eram pequenos períodos de 15 min e não os considero descanso pois pareciam mais dormitar; acabando por estar constantemente a pensar ou a sonhar durante este tempo.
Passei assim 7h e pessoalmente achei que foram as mais complicadas. Sentia que não conseguia aguentar mais 1 min naquela posição mas a verdade é que passou e o resultado compensa!

Devido a não me deixarem levantar, urinei numa arrastadeira


Quando chegou a manhã deram-me banho com panos húmidos e serviram-me o pequeno almoço (é possível que vocês tenham duas opções sobre o que comer; se estiverem enjoadas é preferível comer iogurte a pão, afinal vocês estão à muitas horas sem comer e estão ainda com efeitos da anestesia - moral da história, comam leve e não abusem).

O meu marido dormiu no meu quarto e, de manhã permitiram que ele fosse ao recobro dar-me um beijinho e os meus oculos!

Depois transferiram-me para o quarto onde estive até à noite (quando tive alta).
Trouxeram-me o almoço, o lanche e o jantar, todos simples mas bons. Contudo não tive apetite para comer muito.
O gelo foi trocado quando pedi e deram-me medicação quando tive dores.
Os drenos e o soro foram retirados algumas horas antes de ter alta (causa apenas impressão, não dor). É esperado que, no lugar onde os drenos estavam o vosso penso acumule algum fluido.


Recomendo o Hospital da Ordem Terceira. As instalações são óptimas e os auxiliares/enfermeiros são atenciosos e cuidadosos. Todas as perguntas que coloquei, dores e indisposições foram acolhidas com paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário