16 junho, 2014

Consultas nas My Moment, Faccia e Corporacion Dermostetica

(à direita tens os titulos todos discutidos neste blogue. Vê se algum te interessa e passa os olhos porque é possível que consigas aprender mais alguma coisa para te preparares para a tua cirurgia)

AINDA QUE NÃO FAÇA A SUA CIRURGIA NO PRIVADO, RECOMENDO A LEITURA DESTAS CONSULTAS POIS PODEM TER INFORMAÇÕES QUE A AJUDEM A TIRAR DÚVIDAS COM O SEU MÉDICO




A primeira consulta (gratuita) desta clínica não é efectuada com o Dr mas sim com uma psicóloga clínica (http://www.mymoment.pt/mymoment-clinica-medica-e-estetica/equipa-dra.-carla-ferreira.html) - pelo que nunca cheguei a conhecer o Dr. Helder Silvertre. Para mim este facto é algo apreensivo uma vez que a profissional que realizou o meu entendimento demonstrou algumas dificuldades para responder a algumas minhas questões.
A Carla Ferreira é sem dúvida uma senhora muito simpática e atenciosa, no entanto senti que esta estava a tentar "cair nas minhas boas graças", elogiando a minha cor, qualidade de pele e outras características exteriores. Menciono este facto para que vocês tenham noção da possibilidade destes elogios serem "técnicas de mercado" que instintivamente nos levam a simpatizar com a pessoa e com o espaço; admito que médicos e outros profissionais como a Carla Ferreira possam realizar elogios genuínos contudo, recomendo que mantenham uma atitude crítica perante estas situações.

No seguimento da consulta a Carla mencionou a possibilidade de inserir proteses/implantes no peito de forma a uniformizar a sua forma (quando necessário). À primeira vista esta observação parece fazer sentido, no entanto nenhuma das dezenas de histórias de redução mamária que eu li online referiam ter sido necessário realizar qualquer tipo de implantes.
É de referir que não realizei uma investigação muito aprofundada sobre os implantes por isso deixo-vos com a informação que me foi fornecida. Os implantes são de poliuretano (aparentemente de boa qualidade), sendo menos provável que o corpo rejeite os mesmos ao fim de algum tempo.
Para mim esta foi uma má notícia. Meter um implante implica lidar com a possibilidade de rejeição (e subsequentemente mais cirurgias) e faz com que a textura natural do peito seria alterada, passando a ser mais "rija" ao toque (não tendo garantias de que ambos os peitos levariam implantes/próteses).

No caso da clínica My Moment, é ainda importante referir que, contrariamente a todas as outras clínicas às quais liguei, a redução mamária é realizada com anestesia local e com sedação. Ao investigar este tipo de anestesia descobri que, apesar de produzir menos efeitos negativos para o corpo que a anestesia geral não é muito recomendada no caso da mamoplastia de redução por ser uma intervenção "agressiva" e prolongada. Na My Moment explicaram-me que existe um profissional que seda a paciente de forma a esta estar quase a dormir, não sentido dor ou desconforto.

No caso da My Moment, a cirurgia é realizada num hospital (não possuo o nome neste momento).

O orçamento pessoal que me foi fornecido foi de 7250€ incluindo o sutien, os pensos, as consultas pré e pós operatórias e a cirurgia, mas exclui restantes consultas e possivelmente outros gastos não clarificados pela My Moment.
Este orçamento inclui os implantes/próteses, tendo a Carla recusado fornecer um orçamento que não as incluísse ("o preço não variava muito deste valor").

Opinião geral: Senti-me esclarecida em relação às minhas questões excepto relativamente ao orçamento pois não sinto que todas as despejas adicionais tenham sido clarificadas.
Não gostei da possibilidade de inserir implantes nem das possíveis complicações que destes possam surgir.
A Carla Ferreira é muito simpática e faz-nos sentir confortáveis e seguras, contudo, simultaneamente senti que ocasionalmente esta realizava elogios exclusivamente para a minha satisfação.
O meu historial clínico foi ignorado nesta consulta, sendo que para obter pormenores detalhados da minha condição teria que pagar uma consulta para poder estar com o Dr. Helder Silvestre.

A Faccia parece ser uma clínica bem mais pequena.
Nesta 1ª consulta fui atendida pelo Dr. Miguel Andrade que me explicou e respondeu às minhas dúvidas; fui observada sem sutien, medida e o meu historial clínico foi explorado.

No primeiro contacto que tive com este percepcionei-o enquanto uma pessoa "snobe" devido à sua forma de falar, contudo este facto é exclusivo ao tom de voz, não se reflectindo na forma como o Dr falou comigo. Recomendo que vocês ignorem esta sensação e se concentrem nas coisas mais relevantes para a vossa cirurgia.

Ao ser confrontado com a questão da inserção de implantes/próteses o Dr. referiu que esta é uma sugestão ridícula, questionando-me quem me tinha dito tal coisa. Expliquei ao Dr. Miguel Andrade que tinha obtido esta informação na clínica My Moment; este riu-se e criticou a Carla com expressões como "essa senhora nem médica é!", "Ela fala de implantes porque ela própria quer uns, não tem lá nada" (tendo a Carla sido referida duas ou três vezes ao longo da minha consulta).
Refiro esta situação porque pessoalmente não gostei, uma vez que se traduz em falta de profissionalismo. Efectivamente notei um grande antagonismo do Dr. Miguel Andrade para com a Carla Ferreira, no entanto, as disputas entre clínicas não me dizem respeito e estes comentários deixaram-me algo desconfortável.

O Dr. Miguel Andrade referiu que o meu peito era maioritariamente adiposo (constituído por gordura) pelo que eu deveria estar preparada para a possibilidade de uma complicação denominada esteatonecrose ou necrose gorda. A esteato é um tipo de necrose (morte do tecido), manifestando-se no peito como a formação de nódulos dolorosos que têm que ser cirurgicamente removidos (esta cirurgia não estaria contemplada no orçamento).
O Dr Miguel Andrade explicou-me que esta é uma complicação frequente, contudo não me quis fornecer um número (insisti novamente por email, tendo este respondido que a esteatonecrose ou necrose gorda, em estudos internacionais, é encontrada em 5% dos casos - no entanto o Dr não me disse quantos eram os números de casos (5% de 10 casos não é o mesmo que ter 5% de 100 casos uma vez que se o estudo incluir poucas senhoras, mais facilmente esse estudo poderá não ser preciso). Outro aspecto importante a considerar foi que o Dr Miguel Andrade não me disse de que tamanho eram os peitos (peitos maiores apresentam maior risco) nem a idade média das pacientes (senhoras mais velhas e fumadoras têm mais risco de desenvolver necrose).
De qualquer forma eu já tinha analisado estudos internacionais (ingleses) sobre a % de necrose, contudo, eu estava interessada em saber a frequência desta complicação nas pacientes do Dr. Miguel Andrade pois se eu fosse operada na Faccia seria ele o meu cirurgião e não o autor destes estudos internacionais.

No caso da Faccia, a cirurgia é realizada num hospital (não possuo o nome neste momento).

Foi-me fornecido um orçamento pessoal de 4950€ com 5% de variação devido aos consumíveis, incluindo os honorários do cirurgião, do ajudante, do circulante e do anestesista. Este valor exclui o soutien, os exames pré-operatórios e análise anatomopatológicos das peças operatórias, pelo que o valor final seria superior ao orçamento que me foi fornecido (estes custos adicionais não me foram esclarecidos).
Qualquer retoque ou correção de complicações não estão incluídas, sendo considerados procedimentos à parte.


Nesta clínica, a paciente é vista por uma consultora (no meu caso foi a Rosália Pedrosa) e pelo Dr (no meu caso optei pelo Dr. Pedro Garcia).
O inicio da consulta é realizado pela consultora que esclareceu todas as dúvidas e nos explicou o processo da cirurgia, tendo esta (a consulta) durado aproximadamente 1h30min.

O meu peito e o meu historial clínico foi analisado pelo Dr Pedro Garcia, tal como o meu idc (índice de massa corporal).
Este mostrou-se igualmente curioso em observar duas cicatrizes de cirurgias (não estéticas) que realizei anteriormente para ter uma ideia geral da forma como eu cicatrizo. Este facto pareceu-me positivo tendo em conta a preocupação que muitas de nós temos com as cicatrizes da redução mamária.

Tanto a Rosália Pedrosa como o Dr Pedro Garcia rejeitaram a colocação de implantes / próteses, realizando-o com profissionalismo. Explicaram-me que não existe essa questão se a cirurgia for bem realizada, sobretudo numa mulher jovem.

Por outro lado, houve uma questão que me confundiu, pois o Dr Pedro Garcia referiu que o meu peito é maioritariamente glândula mamária (tendo pouco tecido adiposo).
Este facto é contraditório ao que o Dr Miguel Andrade me disse na Faccia. Esta situação torna-se pertinente no contexto do que o Dr Miguel Andrade me disse na Faccia, ou seja, que peitos mais adiposos (maioritariamente constituídos por gordura) são mais passíveis de desenvolver esteatonecrose.

Confrontei tanto a Rosália Pedrosa como o Dr Pedro Garcia com a frequência da necrose, tendo estes referido que esta situação é rara (a Rosália apontou que desde a abertura da clínica em 2000 não observou nenhum caso).

A nível de aparência o Dr Pedro Garcia parece ser "aluado" (expressão do meu marido) e frequentemente parece que não ouve os pormenores da vossa vida. Por exemplo, o Dr Pedro Garcia parece estar atento a todos os pormenores que vocês fornecem que são relevantes para a cirurgia mas facilmente esquece a vossa profissão. Não posso dizer que é um sentimento agradável contudo não frequentei esta consulta para socializar mas sim para ser operada por um médico que esteja atento às minhas dúvidas e condição física, facto ao qual o Dr Pedro Garcia prestou atenção.

No caso da Corporación Dermostética, a cirurgia pode ser realizada em três hospitais (São João de Deus, Ordem terceira e o 3º não me recordo).

Foi-me fornecido um orçamento de 5290€ para a clínica e 90€ para o hospital, totalizando 5380€ (preço fixo).
Este valor inclui tudo, o procedimento, os consumíveis, o bloco, o internamento, o sutien, os pensos, etc; foi-me ainda explicado que teria direito a um quarto particular onde o meu marido poderia passar a noite comigo, tal como todos os exames estariam incluídos no preço e seriam marcados por eles. 




Descartei a clínica My Moment devido ao orçamento que me foi fornecido ser mais do que aquilo que eu poderia pagar e, descartei a Faccia pois o preço final deverá aproximar-se, ou mesmo exceder o da Corporación Dermostética, tal como pelo receio de o Dr Miguel Andrade observar muitas necroses nas suas pacientes.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário